- Área: 269 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ossip van Duivenbode
-
Fabricantes: Alcoa, Quooker, Viroc, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. No Funenpark de Amsterdã, um antigo galpão industrial foi transformado em uma residência privada e em um espaço de estúdio, a poucos minutos a pé do centro da cidade. Projetada por NEXT Architects e Claudia Linders, a Casa M&M é composta por uma quadrícula de painéis de madeira e chama a atenção imediatamente graças a sua fachada preta de 30 metros de largura por 9 metros de altura.
A casa de 30 metros de largura tem apenas 5 metros de profundidade e consta de uma sala de estar e um estúdio separados por um pátio. A forma alongada da casa é destacada pelas linhas limpas da fachada e pela grande porta de correr de alumínio anodizado dourado. Por trás da chamativa porta dourada encontra-se um pátio por onde é possível acessar a residência de planta livre. Tanto a casa, quanto o estúdio estão organizados ao redor de um núcleo de madeira. Este núcleo da casa contém todas as instalações: um espaço de armazenamento, banheiro, cozinha e um mezanino escondido onde os residentes podem relaxar. As aberturas no volume de madeira conectam os espaços menores com a casa em posições estratégicas, e fornecem luz natural ao coração da casa. As linhas de visão ao longo de toda a residência criam um interior aberto e uma transição suave da parte interna para a externa.
Os materiais resistentes da fachada são uma referência à antiga função industrial do edifício. Os elementos do antigo galpão são retomados, incluindo as estruturas de aço originais da cobertura. O pátio pode ser separado do parque com a grande porta de correr dourada. O jogo gráfico da fachada se conecta com a estrutura do elemento deslizante que, com sua posição móvel, sempre gera uma nova composição.